Variação em HQ





Como podemos observar no cartum acima, as variações linguísticas constituem um fenômeno natural de qualquer língua, já que é utilizada por pessoas, que, por sua vez, são moldadas pelo contexto social que vivem. Assim, o internetê constitui uma variação de nossa língua influenciada pelo meio tecno-informativo com o qual interagimos constantemente. Dessa forma, existem diferentes variações ocorridas na língua, entre elas estão:


Variação Histórica - Que ocorre ao longo do tempo. Como por exemplo, a palavra “Você”, que antes era 'vosmecê' e que agora, diante da linguagem reduzida no meio eletrônico, é apenas 'VC'. O mesmo acontece com as palavras escritas com PH, como era o caso de 'pharmácia', agora, 'farmácia'.

Variação Regional (os chamados dialetos) - Que ocorrem de acordo com a cultura de uma determinada região, tomamos como exemplo a palavra 'mandioca', que em certas regiões é tratada por 'macaxeira'; e 'abóbora', que é conhecida como 'jerimum'.
Destaca-se também o caso do dialeto caipira, o qual pertence àquelas pessoas que não tiveram a oportunidade de ter uma educação formal, e em função disso, não conhecem a linguagem “culta”.

Variação Social - É aquela pertencente a um grupo específico de pessoas. Neste caso, podemos destacar as gírias, as quais pertencem a grupos de surfistas, tatuadores, entre outros; a linguagem coloquial, usada no dia a dia das pessoas; e a linguagem formal, que é aquela utilizada pelas pessoas de maior prestígio social.
Fazendo parte deste grupo estão os jargões, que pertencem a uma classe profissional mais específica, como é o caso dos médicos, profissionais da informática, dentre outros.

Vejamos a seguir um exemplo típico de variação regional, nas palavras do poeta Oswald de Andrade:



Vício na fala
Para dizerem milho dizem mio
Para melhor dizem mió
Para pior pió
Para telha dizem teia
Para telhado dizem teiado
E vão fazendo telhados.

Um comentário:

  1. O que todos precisam compreender é que a Língua tem um caráter social, que permite identificar diversos grupos sociais. Deveríamos ficar maravilhados com as possibilidades que nossa Língua nos oferece. O importante é a comunicação e o respeito mútuo!

    ResponderExcluir